sexta-feira, 24 de abril de 2009

quarta-feira, 15 de abril de 2009




Brasil contra ALCA



O ALCA tem por objectivo fazer o acordo de livre comercio entre as Américas com objectivo de diminuir ou eliminar as barreiras alfandegarias na América.

O Brasil diz que se depender dele não haverá acordo entre as Américas que é o ALCA pois ele não teria chances de competir com o comercio e qualidade de vida do Canada e os Estados Unidos.

A ALCA vinha para haver uma integração entre os países mas vai acabar gerando uma competição, os ricos ficara mas ricos e os pobres só vão piorar sua cituação de vida. Pois a competição que existe no ALCA não é justa pois os grande recebem o subsídio ( dinheiro dado pelo governo para as plantações) assim fazendo com que as barreiras alfandegarias dos Estados Unidos abaixem fazendo com que haja mais exportação.

Como os Estados Unidos vai se o mais favorecido neste comercio ele sempre botam preção e fala para os países menores participarem pois seram melhores para eles. Os Estados Unidos sempre ficam na frente pois recebem o subsídio.

Assim sendo que os estados Unidos é o mais rico pois corresponde 80 % do PIB total do ALCA ele será o pais então com maior vendas e compras assim desfavorecendo os países menores.

Sabemos que há AlCA trará benefícios como também malefício para muitos países, será beneficio, tanto países pequenos com os grandes. Por exemplo os Estados Unidos que ficara com mas de 25% das vantagens. Mas temos certeza que sem o Brasil não existira o AlCA.

Os políticos fizeram diversos comentários sobre o ALCA e vamos deixar alguns comentários:



. O vice presidente da AEB, José Augusto de Castro, diz que a qualidade dos acordos de livre comércio assinados pelo Mercosul é baixa, pois os tratos beneficiaram poucos produtos Brasileiros.

. Os negociadores são obrigados a contentar todos os países do bloco. Assim a abertura de mercado obtida com o acordo é limitada diz Fideo Castro.

. O embaixador Guimarães acredita que a ALCA vai prejudicar a industria nacional e o desenvolvimento económico brasileiro










Feito por: Eduardo, Erotildes, Emyll, Nina